cei_fablab.jpgO FabLab Castelo Branco está quase pronto a receber as tuas ideias e projetos inovadores possibilitando passar da ideia ao produto fomentando assim uma cultura de inovação e experimentação a baixo custo!

Com o objetivo de apoiar empreendedores, makeres, inventores e elementos da comunidade em geral a transformar as suas ideias inovadoras em protótipos a associação CATAA através do Centro de Empresas Inovadoras desenvolveu o projeto do FabLab CB.

Este projeto tem por base a filosofia lançada pelo MIT de conseguir fabricar quase tudo num só local e de forma rápida. Ajudando assim os vários tipos de utilizadores a materializar as suas ideias, conceitos, protótipos ou até na inovação sobre objetos e conceitos já existentes.

Tirando partido do conhecimento disponível online de forma livre e de ferramentas como impressoras 3-D, CNC´s, cortadoras lazer, scâneres 3D etc. presentes no nosso espaço é hoje possível fazer em poucas horas protótipos de objetos que no passado demorariam dias ou até semanas a criar e fabricar. No FabLab CB basta imaginar o que se pretende fabricar, transferir essa ideia para um dos suportes digitais recomendados, selecionar o material e equipamento mais adequado para a fabricação e com o apoio dos elementos do CEi deitar as mãos à obra.

Missão: os Fablabs pertencem a uma rede global de laboratórios locais, oferecendo as condições ideais para fomentar o espírito de inovação e criatividade, ao disponibilizar o acesso a ferramentas para fabricação digital.

Acesso: o Fablab pode ser utilizado para criar praticamente qualquer coisa (desde que não haja intenção de ferir alguém); cada um deve aprender fazendo por si, partilhando o mesmo espaço com outros projectos e outros utilizadores.

Aprendizagem: o processo de aprendizagem no Fablab baseia-se na realização de projectos e na troca de experiências; neste contexto de partilha cada um deve contribuir com documentação e tutoriais.

Responsabilidade: As pessoas são responsáveis por:

Segurança: saber trabalhar sem colocar em risco pessoas ou equipamentos;

Limpeza: deixar o laboratório mais limpo do que estava;

Operações: cooperar com operações de manutenção e de reparação, reportando qualquer necessidade detectada a nível de ferramentas, consumíveis, e incidentes.

Confidencialidade: os projectos e processos desenvolvidos nos Fablabs deverão ser disponibilizados à comunidade acautelando-se, sempre que desejado, a protecção da sua propriedade intelectual.

Negócio: podem ser criadas actividades comerciais a partir do Fablab mas não devem conflituar com o livre acesso deste. Essas actividades devem crescer para além do Fablab e é expectável que os inventores e rede de Fablabs que contribuíram para o seu sucesso beneficiem com isso.

Siga-nos no facebook: https://www.facebook.com/fablabcastelobranco/

Siga-nos nas redes sociais

Facebook Twitter Google Mais
Subscreva a nossa NEWSLETTER
Subscreva a nossa Newsletter para receber novidades sobre os nossos produtos e Serviços
Candidatura Toolbox